28.11.08

Sobre rock e anedotas

Folhateen 2/04/07 – “O rock fala – Maroon 5, Linkin Park, Kaiser Chiefs e Chris Cornell ”

Desta vez o caderno jovem da Folha já tenta ser mais democrático, dando espaço para 4 bandas ou artistas diferentes que estavam prestes a lançar um álbum novo. Para cada um há um textinho de apresentação, uma entrevista, uma foto e um quadro de curiosidade. Isso deveria ocupar uma página para cada um, mas o espaço não é dividido assim tão igualitariamente. Chris Cornell é o que tem menos, e Linkin Park o que tem mais espaço. Depois a entrevista continua em outra página, exceto a do Kaiser Chiefs, que termina antes. Apesar disso, é a entrevista mais completa de todas.

adoooooro britânicos de terno

O quadro da matéria de Chris Cornell apresenta as músicas dele em suas várias fases (nas diferentes bandas de que ele fez parte) que precisamos ouvir. A do Linkin Park traz números relacionados à banda e a do Kaiser Chiefs vem com uma lista de outras bandas do mesmo estilo que também iam lançar cd na época. Poderia ter algo mais a ver com a banda, mas não deixou de ser útil. Já o do Maroon 5 traz os nomes das namoradas famosas do vocalista. Mais ou menos dizendo: “oi, a música deles não é tão importante assim, então vamos às fofocas”.

As perguntas foram apropriadas, abordando como havia sido o processo de gravação do novo álbum, o que se podia esperar do trabalho e alguma coisa interessante sobre a banda. Elas permitiram fazer algo que é um dos objetivos da Rolling Stone – levar ao processo de trabalho de artista e permitir que eles exponham quem são.

Mesmo quem não conhece as bandas poderia gostar das matérias. Apenas a do Linkin Park foi muito específica, focando nas mudanças que a banda sofreu com o tempo.

A do Kaiser Chiefs ainda explorou o fato de Liam Gallagher (do Oasis) ter dito certa vez que o KC eram um “Blur piorado” para falar da divertida lenda de que se os irmãos Gallagher rogam praga pra cima de um grupo, ele dá certo. Matérias sobre artistas, principalmente músicos, geralmente ficam bem mais interessantes quando se adiciona alguma anedota bacana.

0 Responses: