4.12.08

Os Donos do Pedaço

Diagramação que de tão hypada é confusa pacas, críticas tão falaciosas quanto este post, e um fetiche por listas, rankings e indicações. O que faz a Rolling Stone ser o que é hoje na cobertura musical é a autoridade que adquiriu na área. A gente pode criticar, detonar e esculhambar, mas não fazemos o trabalho que ela faz. Não que seja uma premonição de que "depois da RS não haverá nada melhor", mas se houver, será completamente baseado no projeto da revista, ainda que seja um anti-RS. Ela mostrou como fazer jornalismo musical e propagar a cultura pop no mundo.




Essa passividade do leitor em assimilar o que a RS prega é mais culpa do próprio leitor do que uma imposição da revista. É o que se chama de "delegação do saber". O leitor da Rolling Stone (aquele que sente que entende pouco de bossa nova...) admite que não sabe tanto quanto os profissionais da revista e aceita o que lhe é indicado. Para Philippe Breton e Perelman essa delegação costuma vir carregada de uma série de argumentos contra, pois defendem a idéia do discurso de autoridade vir carregado de valores coercitivos.



Então, se ela falou, tá falado?


Não é bem assim, fofa (o)! Acontece que com a quantidade de informação pululando no dia-a-dia e na tela do PC, é preciso selecionar o conteúdo com o que gastamos um tempo precioso, ou seja, nesse caso a RS falou: merece atenção. E isso é tão evidente que a revista, inclusive, costuma a pautar o restante do jornalismo... Mais conhecido no vocabulário redacional como chupinhar (ou seria xupinhar?): as revistas brasileiras de cobertura musical chupinham (xupinham) as idéias da RS (nacional, mas principalmente internacional) para reproduzi-las em suas próprias revistas, adaptando ao formato e púlbico-alvo de cada uma.


Então, ainda que você não seja fã da RS, vale dar uma olhadinha na próxima edição e ver se a sua revista favorita faz alguma coisa que a RS já faz. A partir daí, você vai conseguir entender um pouquinho do porquê esse grupo escolheu essa revista, além de falar de Britney e colocar Madonna na capa... O que por si só já é incrível, convenhamos!






BEIJO, ME DESLIGO DA RS!!

1 Responses (Leave a Comment):

Paulø said...

Parabens! Adorei o texto! Pra variar, arrasando! Beijos!