4.12.08

Grammy Awards 2009

Olha o Grammy ae, imitando o logo do Amplifika. Tsc tsc tsc. Ilusões a parte, vamos ao que interessa!
O Estadão Online divulgou no início da tarde desta quinta-feira (04/12/2008) a lista com os indicados ao Grammy Awards, o chamado “Oscar da Música”. A notícia aí era essa lista, aparentemente copiada do site do Grammy e colada no site do Estadão. Excelente trabalho de apuração do repórter. Vamos, então, fazer o que ele não fez: comentar essa lista, criticamente, e mostrar um pouco mais sobre os artistas mais citados.

Primeiramente, veja a tal lista dos indicados. Pois bem, nas principais categorias, como mostra o Estadão, alguns artistas merecem destaque (por coincidência ou não, são os que possuem o maior número de indicações):

Adele tem apenas 20 anos (chocada! Minha idade!) e um álbum nas costas, mas já conseguiu se tornar a queridinha dos britânicos. Com uma voz forte e imponente, mas músicas suaves, melódicas e bem compostas, ela dominou o topo das paradas no Reino Unido, apenas um mês depois de ter lançado seu disco de estréia, o “19”. Ela aparece em categorias como “Melhor gravação”, “Música do ano” e “Melhor performance pop feminina”, com “Chasing Pavements” (música e clipe tão ou mais meigos quanto a própria Adele) e “Melhor artista revelação”, ao lado de Jonas Brothers e Duffy, entre outros. Cá pra nós, sem chance para os concorrentes.

O Coldplay dispensa apresentações. A banda inglesa foi a segunda mais indicada ao prêmio ( perdendo para o rapper Lil Wayne, com 8 indicações), disputando em 7 categorias: “Álbum do Ano”, “Canção do ano”, “Letra do ano”, “Melhor Interpretação de grupo”, “Melhor Canção de Rock”, “Melhor Álbum de Rock” e “Melhor canção Rock”. Os mocinhos estão realmente bem este ano: de acordo com a Folha de S.Paulo, o disco “Viva La Vida” foi o mais vendido de 2008, na loja virtual do iTunes. No histórico do Grammy, eles já têm quatro vitórias, com promessa de aumentarem este número em fevereiro do ano que vem, quando o Grammy está marcado para acontecer.

Na categoria “Álbum do ano” o Coldplay disputa com o rapper recordista de indicações desta edição da premiação, Lil Wayne, com o disco “Tha Carter III”, álbum que mais vendeu no mundo, em 2008 (segundo o Terra, mais de um milhão de cópias em uma semana) . O rapper domina a premiação, até então, concorrendo pelos títulos de “Melhor performance de Rap”, “Melhor Performance Rap em grupo ou dupla” (nesta, com duas indicações), “Melhor Rap/Colaboração”, “Melhor canção de rap” (também com duas indicações), “Melhor Álbum de Rap”, além do “Melhor álbum do ano”. O artista ainda não ganhou na história do Grammy, mas, indubitavelmente, tem muitas chances.

Depois dos dois maiores indicados, vêm o Kanye West, Ne-Yo e Jay-Z, com seis indicações; Radiohead, John Mayer, Alison Krauss, Robert Plant e Jazmine Sullivan com cinco; e Adele, Danger Mouse, T.I, Eagles, Lupe Fiasco, George Strait, com quatro.
A 51ª edição do Grammy acontece dia 8 de fevereiro do próximo ano, em Los Angeles. Aposte suas fichas e torça pelos seus favoritos! E se você não tiver preferências, confere o desfile de moda, as poses para os flashes e todo o glamour passarelístico do tapete vermelho!

0 Responses: