6.12.08

Crítica Musical Online

A internet é vasta e há espaço para todos, por isso o Amplifika é cheio de concorrentes. Vamos transformá-los num prato cheio para discutir a crítica musical na web.

Metacritic

Para começar, um dos casos mais interessantes é o Metacritic, um site cujo objetivo é solucionar o problema da amplitude de opiniões na internet. O site não oferece críticas próprias, mas sim uma ferramenta de busca de críticas em diversos sites e uma nota média. Mostra um belo apanhado para fins comparativos.

Amazon

Amazon é o famoso site de compras, mas se destaca também como o maior centralizador no mundo de críticas por usuários. Nos EUA, a comunidade de comentadores é utilizada com tanta intensidade quanto o orkut é usado por aqui.

Pitchfork, TheMilkFactory
Estes são dois grandes exemplos de publicações que pertencem apenas ao tempo da internet. Começaram como sites pequenos e surgiram no momento certo, no começo da década, e determinaram grande parte dos hypes do cenário independente.

Last.fm, Rate Your Music
Estes são sistemas de comparação automática entre os gostos musicais dos usuários. Esta seria uma forma de substituir a crítica por um gráfico que mostra tudo o que seus amigos estão ouvindo, e as decisões e os gostos musicais ficariam livres para sempre da parcialidade. Claro que não acontece, mas todos que se julgam donos de fino paladar gostam de mostrar suas predileções, o que garante o sucesso das plataformas.

The Guardian, Wired
Estes são dois exemplos de publicações não-especializadas que oferecem todo seu acervo de críticas para a web. Parabéns, vocês são um bom exemplo!

Blissblog
, rockcritics, Radiola Urbana, Vitrola
Estes são exemplos do pior modelo de negócios da internet: falar opiniões da boca para fora, sem correr nenhum risco de duvidarem de você. A triste consequência é um layout feio e atualizações escassas.

0 Responses: