10.11.08

RS 25 - POLÍTICA NACIONAL II: Perfil de Arlindo Chinaglia, Presidente da Câmara dos Deputados



Na mesma edição em que apresenta um perfil do presidente do Senado, a Rolling Stone também fala do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.

Enquanto o primeiro baseava-se principalmente em uma entrevista com o próprio presidente do Senado, este foi feito a partir de pesquisa com várias outras fontes (incluindo “uma dezena de deputados”), o que resultou em uma descrição mais equilibrada e objetiva. Não que uma forma de fazer matéria seja melhor do que a outra; ambas são válidas e têm seus prós e contras.

O perfil de Garibaldi (presidente do Senado) talvez tenha abordado aspectos mais profundos de sua personalidade. No entanto, o direcionamento dado e a escolha das falas de outras fontes desmoralizaram-no ao insistir no aspecto “feio, simplório e burro”.

Chinaglia, por outro lado, foi retratado de uma forma que preservou sua dignidade. É homem irascível, explosivo, bronco, arrogante, como dizem os deputados, mas possui firmeza de princípios (como esses mesmos deputados admitem). A repórter Andrea Jubé Vianna relata vários episódios e medidas tomadas por ele no governo, muitos das quais responsáveis por criar desafetos ali. Essas envolvem cortes de gastos, esforços para encerrar as sessões na Câmara no horário certo para que não seja necessário pagar horas extras, aumento do ritmo de trabalho dos deputados, controle dos que costumam “cabular” em certas épocas.

A maioria dessas medidas é nobre, e todas vêm com uma explicação do presidente. Mas a repórter também não deixa de listar uma que vai contra essa corrente: o aumento da verba de gabinete dos deputados em quase R$10 mil mensais. Como as outras, ela também traz uma justificativa.

Esta matéria parece destinada a um público que entende alguma coisa de política, embora seja fácil de ser digerida e possa ser entendida mesmo pelos mais desligados.

0 Responses: