6.10.08

Singing in the rain


Hoje é meu aniversário. Parabéns para mim!


Mas, isso não muda o fato de o dia estar chuvoso, frio e úmido. Por isso, não posso ignorar o dia lá fora. E, neste post preguiçoso, colocarei idéias variadas de Músicas para Dias de Chuva (gente, como isso é um blog, posso ir até aonde as revistas não vão. Eles não pensam em momentos, pensam em grandes áreas de tempo. Então, nas revistas de moda existe o Verão, o Inverno e a Primavera. Mas, se tivesse um blog falando sobre moda, o que nunca poderia acontecer se não daria dicas sobre acessórios demais para as pessoas e elas não me levariam muito a sério, tentaria colocar "idéias de roupas para uma noite quente" ou "vestidos para uma tarde mais ou menos").

Jornalisticamente falando, minha apuração não foi das melhores. Perguntei pra amigos e quando percebi que o gosto deles não ia até aonde eu queria, procurei um dos deuses da internet quando se fala sobre música: Last.fm . É mais ou menos assim que este site funciona: você coloca o nome do seu artista, ou dá uma tag ou dá um estilo, e eles montam uma rádio para que escute as músicas parecidas com o que pediu! Uma bela maneira de se descobrir músicas novas! Ou, no meu caso, uma ótima saída para que eu consiga escapar da Mono-beatlenice (é o que tende a acontecer quando a banda que se ama é uma e várias ao mesmo tempo, que nem Mário de Andrade, que é 300 , 350 ...) que eu tenho!


Comecemos com a primeira música que vem a minha cabeça quando penso em dia chuvoso, ou quando estou em um: Banana Pancakes de Jack Johnson!

*Por que é de chuva? Já no começo da música quando ele canta "Can´t you see that is just raining, ain´t no need to go outside....". Pronto.
*É recomendada para um dia de chuva em que você está preguiçosamente deitado. Sabe quando chove nas férias??

Outra música, que é super de chuva, isso também por causa do clipe: Yellow, do Coldplay!

* Por que é de chuva? O ritmo dela faz lembrar a chuva caindo. Essa foi a primeira música de sucesso do Coldplay. Tem tudo que eles sempre mostraram depois: ritmo mais ... Baladinha e uma letra que parece confusa, mas no final das contas, é profunda!
* É recomendada para um dia de chuva fina, fria e chata. Se tiver escutando em um Ipod e/ou MP3, andando por qualquer rua, melhora!


Músicas números três e quatro : duas da fofa da Feist (toda vez que penso em Feist penso em fofice, acabo eclipsando o fato dela ter cancelado, de última hora, os shows dela no Tim Festival do ano passado. Tudo bem! Não queria ver ela mesmo!!! O Arctic foi BEEEEM mais legal!! ) My moon, my man e Inside and out .

*Por que são de chuva? A voz da Feist, por si só, já pede uma chuvinha leve. Ela tem uma voz doce e levemente lenta, o que faz com que essas duas músicas, apesar de um tanto diferentes, se coloquem como perfeitas para se escutar num dia de chuva!!
* É recomendada para um entardecer chuvoso. Na cidade. Lógico! Boa também para ser escutada quando se trabalha (isso se : a) o seu chefe deixar ou b) vc for bastante discreto e escutar silenciosamente).


A próxima tem uma pegada diferente das de cima: Only Happy when it Rains, do Garbage. Apesar do vocal feminino!

* Por que é de chuva? Além da palavra chuva no título, a letra te convence de que os dias chuvosos são melhores! E o ritmo não é lento, como se é de imaginar. E como a maioria das músicas dessa falsa-lista.
* É recomendada para quando se começa a chover do nada. E você está sem guarda-chuva!


A seguir, vem uma mais calma. E bem mais down : Winning Battle, Losing War, do Kings of Convenience.

*Por que é de chuva? A batida e o ritmo remetem a uma chuva como a que está caindo agora. Com muita água em muitos pinguinhos pequenininhos!
* É recomendada para.... Hoje! Rsrs!! Como já dito, acima.


Agora, direto da Last. fm : New England Rain, de Matt McIntosh.

* Por que é de chuva? A música remete a um som ... Urbano. Não quero soar meio chata falando isso. Mas é verdade. A bateria dá o tom como se fosse os pingos da chuva!
* É recomendada para se ouvir naquele trânsito que fica quando chove... Se puder, escute-a o bastante para saber a letra, e cantar junto, dentro do carro e/ou no ônibus. Embora, a segunda opção te faça parecer bastante idiota!


Saindo das baladinhas, entrando na doidona do Iron Maiden, Rainmaker .

* Por que é de chuva? O refrão é forte , assim como uma tempestade. Uma tempestade já anunciada. É mais ou menos assim que vejo o Iron Maiden, para falar a verdade. Raios, trovões, guitarras e um cantor cantando em uma voz assaz fininha (não que isso seja ruim, visto que Paul McCartney também dava uma dessas de cantar em voz fina).
* É recomendada.... Para quando se quer tomar chuva. Quando tá muito calor, e se escutam os trovões, depois de dois segundos, a chuva cai, trazendo alívio.


Falando em Paul McCartney, coloco por último, a música dos Beatles, Rain !

* Por que é de chuva? O ritmo dela, e toda a progressão musical dela foi feita para se lembrar da chuva caindo. Pode parecer clichê colocar essa dos Beatles para ser uma música "chuvística", mas ela é perfeita! Em algumas partes da música, a voz do Lennon oscila com o tocar da cítara por trás. Essa música tem cara de George Harrison.
* É recomendada para ver a chuva cair, da janela de casa. Ou de algum sítio. E para se sentir o cheiro da terra molhada subindo.


Bem, pessoas, é uma pequena listagenzinha. Quem tiver mais idéias, por favor, comente!

E, para terminar, e animar os nossos dias:



Aleluia!!!

0 Responses: