29.10.08

RS 25 - POLÍTICA NACIONAL: Perfil de Garibaldi Alves, Presidente do Senado


O homem é feio, meio pateta e um tanto carismático. Isso resume o que a matéria "Quebra de Protocolo", de Carol Pires, publicada na edição 25 da Rolling Stone Brasil diz a respeito do presidente do Senado Garibaldi Alves.

Começando já com uma anedota – o fora que Garibaldi havia dado ao trocar a palavra metamorfose por “hermafrodita” -, O texto é repleto de relatos quase caricaturais que revelam um homem atrapalhado e meio abobalhado. Destacam-se aspectos simpáticos de sua personalidade (como o hábito de ir a batizados, casamentos e enterros de eleitores e sua simplicidade), mas até aí existe um quê de ridículo.
Apesar de negar que o homem seja bobo (“Nem precisa dizer que bobos somos nós. Se fosse bobo, não era quem é”), logo em seguida vem a opinião de um senador: “Ele é esperto sem ser inteligente”. Forte e desnecessário na estrutura criada para o texto. Soou ruim.

Apesar de sustentada em fatos (histórias), a matéria é toda subjetiva - até em sua ordenação. Segue a linha de raciocínio do próprio entrevistado, abusando do discurso indireto livre, de frases curtas em escrita coloquial e apresentando as coisas na ordem em que foram faladas. Por essa razão chega a ser bastante confusa, apesar de entremeada por algumas explicações sobre fatos que talvez o leitor desconheça.
Leitor este que, na visão da repórter, gosta de rock e deve estar muito mais interessado em boas histórias do que em política. Para ler a matéria, clique aqui.

0 Responses: